Doença Mortal - A Raiva
Um cão vai precisar, a partir dos 35-40 dias de idade, de vacinas polivalentes, as chamadas popularmente de óctuplas. A dose recomendada é uma vacina a cada 22 dias, por 3 a 4 vezes seguidas. Depois é só dar uma dose anual de reforço. Se você agir corretamente, seu animal ficará livre de várias possíveis doenças.

Também é importante que vacine seu animal contra uma doença mortal – a raiva – (cão ou gato) nas campanhas anuais feitas pelas Prefeituras. É de graça e todos os animais devem participar já apartir dos 3 meses de idade.

Importante

Sempre que possível, seu animal deve passar por um exame de um veterinário. Ele poderá recomendar e aplicar as vacinas necessárias, além de fazer um programa de vermifugação adequada e dar-lhe outras orientações importantes.

O animal deve sempre ficar livre de carrapatos e pulgas. Os carrapatos, além do desconforto que causam ao animal, trazem uma série de doenças que conduzem a anemias severas e que podem levar o animal à morte. As pulgas, além do processo irritativo na pele, podem fazer doenças e também veicular infestação de vermes gastrintestinais.

Ambos são, hoje em dia, fáceis de controlar. O comércio de produtos veterinários traz inúmeros medicamentos de controle e erradicação. O importante é que para usar esses produtos, as recomendações contidas no bulário devem ser seguidas à risca para que não haja intoxicação dos animais por aplicação indevida!