Cuidados Gerais
Lembre-se: o animal é um ser vivo e necessita de abrigo, espaço de circulação, alimentação correta, agua limpa e fresca. Isso é fundamental para a saúde, além, é claro, de muito carinho e compreensão.

Muitas pessoas adquirem animais em feiras, no comercio e depois que eles crescem querem se livrar deles como se fossem objetos descartáveis. Nas ruas, é comum observarmos animais abandonados, de raça ou os chamados "vira-latas". Olhem só! É isso mesmo! Animais de raça que nas lojas e feiras de animais são vendidos por preços altos acabam abandonados, vagando sem destino.
                             

Assim sendo, lembre-se disso e evite comprar animais se você não estiver preparado para o futuro. Se mesmo assim achar que quer um animal de companhia, adote um "vira-lata" que está disponível em cada esquina e necessita com urgência encontrar um dono que goste e zele por ele. Animais de rua são muito dóceis e resistentes, apenas necessitam de comida adequada (ração), um bom vermífugo, vacinas polivalentes e um bom banho.

Muitas doenças que os animais apresentavam há alguns anos e eram de difícil cura, hoje são perfeitamente controladas se descobertas cedo. Por isso, sempre que suspeitar que seu animal está com algum problema, procure ajuda de um veterinário.