Conhecendo a APA
Desde que foi criada com fins filantrópicos, em 2001, a Associação Protetora dos Animais de Jaboticabal (APA) vem atuando no controle da população de animais e lutando contra o abandono e pela adoção dos mesmos. Por falta de recursos financeiros, ela não tem um abrigo para os animais abandonados. A APA realiza campanhas de castração de caninos e felinos semanalmente e de novembro de 2001 a junho de 2011 foi responsável pela esterilização de 9.234 animais em Jaboticabal. Cerca de 75% dos animais esterilizados são fêmeas.

Atualmente há dois locais de esterilização de caninos e felinos coordenados pela APA em Jaboticabal: a Clínica Veterinária São Francisco (CVSF) e o Centro de Esterilização da APA (CEAPA).

O CEAPA está localizado no Campus da Unesp e recebe a colaboração de médicos veterinários pós-graduandos e alunos de graduação de medicina veterinária, além de pessoas da sociedade civil. Conta com o apoio da Direção da Unesp, é cadastrado como projeto de extensão junto à PROEX/UNESP, mantém Convênio com a Prefeitura Municipal de Jaboticabal e tem como coordenação geral a presidência da APA. Os recursos financeiros para as esterilizações advêm do convênio financeiro que a APA tem com a Prefeitura de Jaboticabal para a esterilização de animais provenientes de pessoas de baixa renda, do projeto de extensão que mantém com a Proex/Unesp e por último da arrecadação que a APA tem com seus associados, doadores e beneficiados.

Os proprietários que procuram a APA e que não dispõem de recursos financeiros não pagam nada além de receberem medicamentos para o pós-operatório e orientações veterinárias para outros problemas que o animal possa apresentar. O telefone de contato para agendamento de castrações subsidiadas junto ao CEAPA funciona às sextas-feiras das 9-11h e das 14-16,00h (3209.2600 ramal 2889). As castrações gratuitas são agendadas pelo serviço de zoonoses da Prefeitura Municipal (3202.8320 de segunda a sexta no horário comercial)

As atividades desenvolvidas pela APA, no Município de Jaboticabal, são de esterilização de caninos e felinos, atendimentos clínicos e ou cirúrgicos de animais abandonados ou cujos proprietários são de baixa renda, medidas profiláticas e de controle de zoonoses e programas de educação, com atividades de doação e adoção.

As esterilizações ocorreram no Centro de Esterilização da APA (CEAPA), na Clínica Veterinária São Francisco (CVSF) e no Hospital Veterinário da Unesp (HV) com o apoio de voluntários, médicos veterinários docentes, pós-graduandos e acadêmicos da Unesp, além de inúmeros outros participantes como membros da sociedade civil e funcionários colaboradores da Unesp. Os trabalhos de esterilização ocorrem sempre às quartas-feiras pela manhã e eventualmente às sextas-feiras na parte da tarde no Setor de Cunicultura do Departamento de Zootecnia da UNESP de Jaboticabal.

A grande maioria dos animais atendidos pelo CEAPA e CVSF para a esterilização são provenientes de pessoas de baixa renda que não contribuem absolutamente com nada das despesas ordinárias de uma cirurgia de esterilização, ficando todas as despesas por conta da APA.

A APA não recolhe animais porque não dispõe de abrigo. Seja voluntário. Cuide de um animal abandonado!

Conheça o estatuto da APA http://www.apajaboticabal.org.br/Estatuto.pdf